D&D 4th

Incrivel,

Eu assim como muitos brasileiros já estamos com os livros de D&D no computador, pendrive, e-mail [...] isso com mais de uma semana de antecedencia do lançamento oficial.

Logo a pirataria rende mais que a produção.

Mais isso me faz pensar em alguns pontos.
Eu sinceramente, irei fazer uma tradução da SRD da 4th e colocar na internet COMPLETAMENTE de graça, apesar de que isso vai demorar mais do que eu realmente tenho para dispor. Mais ainda acredito que isso vai ser mais rapido que a Devir.

Isso me recorda da Quarta Edição de GURPS, que até hoje (anos depois do lançamento) ainda nao tem data para ser traduzida.

Ou seja, acho que o desmerecimento com GURPS é sem graça. Espero que o mesmo não aconteça com o D&D.

Agora voltando aos livros:

Arte: Achei a arte muito bonita, mais carece do "fundo" que se tinha no 3.5, apesar de agora estar mais "clean", claro, e simples, do jeito que jamais pude imaginar. E sinceramente, eu gostei.

Regras: Ainda nao cheguei a LER tudo, afinal eu ODEIO ler pelo monitor, e vou esperar o lançamento da SRD para fazer um arquivo para ser impresso. Talvez com um ou outro acabamento, mais num geral pretendo nao ficar muito longe da "economia".

Agora, sobre o livro dos monstros...
Achei que iriam finalmente fazer como ocorreu em muitos outros exemplos que deram certo (vide: Monstronomicon, Monstros de Faerum, [...]) e fazer uma descritiva mais abrangente e nao apenas fichas jogadas.

E como ficou?
Fichas jogadas, e REGRAS e mais REGRAS, gostei da gama de regras que foi implementada nos monstros e na facilidade de usar os monstros como PC, agora acho que poderiam fazer um pouco mais organizado e colocar apenas UM montros por pagina. Claro que isso renderia um livro um pouco mais "carnudo e grosso", mais ficaria mais organizado.

Vendas e Caça-Niquel:
Sim, a 4th edição ficou um completo CAÇA-NIQUEL!
Para onde olho vejo referencias ao jogo de Miniaturas de D&D, e ao D&D Inside, o que me deixou bastante triste. Pois a promessa de que o D&D minitarures e o D&D Inside seriam opcionais, e pelo que foi mostrado parece que vai ser muito mais que opcional, esta quase na cara escrito: "comprem o D&D miniatures e paguem a mensalidade do D&D Inside", bem triste.

Ainda não cheguei a LER o livro do mestre, mais espero que não tenha nenhuma propaganda ou coisa parecida, ficaria muito triste em ter que ficar "limpando" a sugeira para jogar um bom RPG.

CYA

  1. gravatar

    # by Amanda - 2 de junho de 2008 às 20:13

    Yeah, até eu ja tenho os livros da 4th xD Bem, eu tambem nao li os livros, mas cara, eu AMEI o livro dos monstros, nao achei tão ruim pelo fato de nao ter um monstro por pagina, mas achei que os desenhos ficaram realmente lindos, adorei MESMO as ilustrações, ficaram muito boas ^^ Fizeram com carinho, pode-se dizer ^^x

  2. gravatar

    # by Juan Capraro - 4 de junho de 2008 às 13:44

    eu tbm jah estou com os livros
    que lastima
    cade o meio orc???
    e aquelas novas raças...
    eu não tava colocando muita fé nessa nova edição depois de saber que Monte Cook nao ta mais lah

    e a gota d'agua eh o mershan pra todo lado, tu viu o video de estreia? falando que as outras edições ficaram massantes e com pouca jogabilidade, tiraram todo o poder de imaginação nessa nova edição... Pufff, proponho um boicote

    salvo pela arte, só

  3. gravatar

    # by Ivo Minikowski - 6 de junho de 2008 às 15:28

    Vocês, não querem algo 100% capitalista!
    Proponho um Genérico!
    Que tal criarmos um sistema genérico universal, pra podermos jogar qualquer coisa nele, rolando apenas dados comuns de 6 faces. Um livro com regras voltadas apenas para o funcionamento, e sem mershandising algum, livros baratos e de fácil acesso, que todos podem ter, e jogar.

    AAHhh, já fizeram isso.
    Vida Longa ao Gurps!

About