Uma época de bons Jogos

Ivo me despertou um ponto interessnte que eu posso discutir aqui sem nenhum problema, afinal é dessa area que intendo.

Jogos de Consoles sempre foram e sempre vão ser minha paixão.
Porém muita gente anda fazendo disso caça niquel*.

*Caça Niquel:
Forma de expressão usada para quando algo é feito apenas com o intuito de usar a marca para arrecadar dinheiro, normalmente nao tem a qualidade de um bom exemplar, ou mesmo nao quem a qualidade de ser um "original", apesar de ter a marca. Vide: Roupas da Forum, e Roupas da Casa Havan.

Então, a quanto tempo nao jogava um bom jogo para DS ?
Faz muito tempo, desde que terminei Castlevania Portrait of Ruim para ser sincero, e completei ele 100%!, peguei todos os itens, 99 deles para ser exato, peguei todos os secretos.
Mario Kart DS também foi outro jogo bom, e este sempre esta no meu portatil, justamente por ser um jogo bom.
Agora aos outros consoles.

Desde a "Next Generation" como é chamada, essa geração que surgiu a partir do lançamento do Playstation 2 e seus rivais (GameCube, XBox, Ps3,Wii)

Incriveis capacidades de processamento, graficos muito belos, e sua incrivel e concreta força para um jogo ter uma qualidade quase real, porem tudo isso teve um custo.

Essa geração de jogos veio com uma qualidade fraca, e sinceramente esta faltando "sal", pois os jogos estão carentes de "criatividade", sim CRIATIVIDADE...

Percebam quantos jogos tem coisas interessantes dos ultimos lançamentos?
Poucos, pois eles seguem a mesma linha, e "Titulos", acabam sempre nas mesmas franquias como: Pokémon, Final Fantasy, Mortal Kombat (apesar de Shaolin Monks foi para mim uma surpresa e muito agradavel gostei bastante, ponto para a Konami)... Agora jogos REALMENTE bons e novos esta em falta, e BEM carente essa parte.

E sim Ivo jogar Final Fantasy VIII foi uma experiencia incrivel, nao apenas pelas CGs muito belas, mais pela historia intrigante, e pelos personagens que são carismaticos. Digo isso até para o Squall que em seu jeito SECO de ser ainda é carismatico.

Agora os jogos todos tem personagens com a mesma coisa, com o mesmo jeito.
Um jogo que recebeu a nota de 8.5 pela GameSpot e que para mim eu nao joguei mais do que 1 hora foi "Luminous Arc", pois os personagens são taum pouco carismaticos que nao tem graça jogar, e nem falo do sistema de batalha em estilo Tactics que nao tem NADA de inovador, apenas mais do mesmo. Dessa forma nao consegui me agradar com o jogo.

E desde a dois dias atras nao consegui largar o DS para parar de jogar Worlds End With You, e sabe porque?
Sistema de batalha bem dinamico, sistema de niveis MAIS dinamico ainda, permitindo mudança de dificuldade para Médio, Facil e Dificil durante o jogo, sem contar em poder reduzir o proprio nivel para aumentar a chande de monstros "droparem" itens.

Personagens BEM carismaticos com histórias involventes, que fazem você QUERER saber o que vai acontecer depois de cada evento, depois de cada passo.

SEM BATALHAS ALEATÓRIAS, isso pode parecer uma coisa simples, mais nao ter batalhas aleatórias é um GRANDE fator para mim, muitas vezes você tem que andar para o outro lado do mapa, e nao quer ficar batalhando a cada 3 passos (vide Final Fantasy VII), isso incentiva o treino quando necessário, e o jogador fica mais LIVRE para observar a história.

Claro que isso são apenas alguns fatores que me colocaram para jogar o jogo.
Ainda nao terminei, falta apenas mais 3 capitulos para terminar.

E querem o melhor?
O jogo tem New Game +, coisa que vi pela primeira vez em Chrono Trigger, outro jogo que na minha opnião é um excelente jogo. Não tem muitos erros nele, apesar de que algunas coisas de MUDANÇA DE TEMPO acontecem e acabam criando paradoxos muito esquisitos.

Dessa forma, o que falta para as produtoras é na verdade uma MENTE fresca, com ideias novas, e capacidades novas para poder fazer um jogo que realmente seja BOM.

Digo isso pelo que vejo, afinal as franquias estão morrende (vide Pokémon Pearl/Diamond), a comudade de Pokemon Fire/Red tem quase o quadruplo de menbros do que a Peal/Diamond. Isso fato ao pokemon nao ter evoluido e sim ficando no mais do mesmo, ou seja Caça Niquel.

Enquanto isso, Dragon Quest mostrou ser bem superior lançando jogos da linha principal (usando o mais do mesmo com novidades nas batalhas, e planejamento tatico dos personagens, vide Dragon Quest 4) e em outras franquias, quase dando um tapa de luva em Pokémon (vide Dragon Quest Monster: Joker).

Bem, isso mostra que eu apesar de ser um Nerd jogador compulsivo, ainda tenho a capacidade de fazer uma critica aos jogos, sem insultar nenhum deles (vide Comunidade do Orkut: Nintendo DS Brasil).

No mais, espero que essa nova geração, esqueça um pouco as qualidades graficas para pensar um pouco mais em histórias e jogabildade, pois no final, os jogos de Super Famicon (Super Nintendo para o Ocidente) ficam imortalizados até hoje, graças a sua complexa simplicidade (frase esquisita mais pense bem nela).

No mais Cya

  1. gravatar

    # by Ivo Minikowski - 18 de abril de 2008 às 05:41

    Fantástico!
    Shin, vou te dizer uma coisa, pro teu blog ficar perfeito, só instale um dicionário do firefox, pra corrigir erros de português, que tem um ou outro pingado, mas acabam estragando o texto perfeito que escreves!

    A forma dele está cativante por demais!

    Bom, tu deve imaginar que eu vá reclamar por teres falado pouco de FFVIII, e não vá elogiar o fato de teres dedicado a Maior imagem pra Ele, como é de meu costume. Mas, dessa vez, vou me render, o Tópico, é sobre os jogos Novos, então, um parágrafo inteiro Dedicado à FFVIII foi Excepcional! E a Imagem, SIM, me empolguei!

    Bom, sobre o Castlevania, não joguei ainda, mas devo afirmar, que jogarei com um pé atras, por um motivo, que deveria me colocar dois pés a frente: O jogo ser estilo Manga. Os jogos antigos, em especial, o melhor, Symphony of the night, tinham um estilo sombrio de ilustração, e um ambiente nada popular. Porém, o fato do jogo ter passado para um padrão Manga, não me parece outro, a não ser, o motivo infeliz que empobrece essa bela arte nipônica!


    Vou discordar sobre Mortal Kombat e Final Fantasy. Não acompanhei os Novos final Fantasys nem mesmo os Novos mortais Kombat, mas, como Fan que sou, testei-os todos, um por um. Pode não ser "criativos" em história ou nada assim, até se tornarem enjoativos no decorrer do jogo, mas os sistemas são sim, inovadores [ou até melhorados, como o de XII, é de vagrant story]. Mortal Kombat ainda é, o melhor jgo de luta de todos os tempos! Mas, nunca farã outro Mortal Kombat II, tenha certeza disso!

    Sobre pokemon, a avaliação de comunidades ou afins, deve-se a mais um fator, o fato de que Orkut = Brasileiro, e pokemon não é mais modismo neste país, então, eu teria que ler críticas de japoneses ou europeus, ou americanos sobre os jogos novos, pra saber se realmetne estão perdendo qualidade, mas pra mim, pokemon precisa de pouca inovação!
    Andar, batalhar, capturar, conseguir insígnea é POKEMON.

    Mario Kart, é Mario Kart, mas, nunca mais farão um Rock N Roll Racing.

    Super Nintendo é o melhor console EVER! Playstation [one] o segue com uma distância considerável, se tirarmos Final Fantasy VIII [Bom, acho que sou um "pouco" suspeito quanto esse caso]. Nunca teremos Super Mario World, desista de querer isso, assim como nunca mais teremos Pink Floyd. Mas Shin, temos Sonic de DreamCast, Super Mario 64, e temos Larc N Ciel...Eu não vejo como julgar esses trios com os mesmo padrões, seria como comprar O Black, ao Faiz. Impossível!

    Abraço meu Irmão, e espero que estejas tão ansioso quanto eu para julho!

    Se estiveres um milésimo do que estou, será suficiente para não dormires por dias jogando comigo!

About