D&D 4th



Falar de D&D é como falar de um sentimento abstrato, jogar D&D para mim se tornou uma parte essencial do meu final de semana, tanto para mestrar, quanto para jogar.

RPG, sim, o meu hobbie, jogar RPG desde os 8 anos de idade é quase uma "prioridade", jogar RPG é uma diversão cujo a qual já nao me vejo mais sem "jogar". Não digo que estou viciado, afinal nao tenho "desejo" pelo jogo, e sim aquela vontade. Posso ficar um final de semana sem jogar, assim como posso jogar todos os dias, e terei ainda assim a felicidade de ter ou nao jogado.

Memorias, personagens, histórias, confrontos e todo o tipo de ocasião que poderia ocorrer em uma aventura de RPG já aconteceu, ou ainda está para vir acontecer. Dessa forma RPG é sempre uma coisa divertida, nem que seja para "relembrar" quando para vivenciar novas coisas.

D&D agora esta sendo lançado com sua 4th edição, o que para mim é uma coisa totalmente divertida, afinal sua mecanica esta sendo "melhorada" a cada versão, e dessa vez percebo que o sistema de jogo esta mais "dinamico" possibilitando novos moldes assim como novos estilos de confrontos.

Para o mestre, D&D esta cada vez mais eficiente, pois agora preparar uma aventura esta mais facil, assim como preparar um novo encontro esta mais facil, digo isso pois com a nova mecanica de que cada personagem jogador "libera" uma quantidade de XP, isso fica mais facil.

Vamos aos exemplos:
D&D 3rd :
Determina o Nivel de Desafio do Grupo, logo em seguida prepara as criaturas, e calcula o nivel de desafio do encontro.

Quando se esta jogando com quatro jogadores, e todos os jogadores tem o mesmo nivel, isso se torna uma coisa facil, pois o nivel de desafio é feito para quatro jogadores, o problema surge quando falamos de mais ou menos jogadores, pois se precisa CALCULAR o nivel de desafio.

Logo em seguida, cada criatura TEM um nivel de desafio, que é igual a um GRUPO de quatro personagens jogadores, cada um com equipamentos e nivel igual.

Ou seja, uma criatura de nivel de desafio 3 é igual a um grupo de 4 personagens de nivel 3, com equipamentos de nivel 3.

Isso acaba por ser exaustivo para ser calculado.
E quando um jogador falta a sessão de jogo, se deve CALCULAR tudo novamente, ou então quando um novo jogador ENTRA em jogo, novamente se calcular tudo.

Ou seja, EXAUSTIVO!

D&D 4th:
O mestre olha o nivel de cada jogador.
O nivel de cada jogador ira "dar" ao mestre uma quantidade de XP e com esse XP o mestre pode montar um encontro.

Por exemplo, um jogador de PRIMEIRO nivel concede ao mestre 100 de XP, ele então escolhe o monstro que melhor se adequa a essa quantidade de XP, ele pode preparar um 4 vassalos Goblins (25 de XP cada), ou então colocar um Goblin Arqueiro (50 de XP) e dois Vassalos Goblins (25 de XP cada).

Caso tenha 3 jogadores de nivel 1, o mestre tem 300 de XP para preparar UM encontro. Ele pode colocar um Goblin Elite (100 de XP), dois Goblins Arqueiros (50 de XP cada) e mais quatro Vassalos Goblins (25 de XP cada).

Percebe que ficou mais facil adicionar ou reduzir monstros.
É tambem dito que esse valor é para UM encontro, dito também que o maximo de encontros por dia é 5 (Informação a confirmar ainda).

Viram como ficou mais facil fazer o planejamento?
Isso cabe APENAS ao trabalho de "planejar", ainda nem falei a respeito de como os jogadores ficaram beneficiados pelos "Powers".

Agora cada jogador tem seus "poderes", que são divididos em tres categorias, "Por Dia", "Por Encontro" e "A vontade".

Poderes por dia só podem ser usados uma vez ao dia, são capacidades COMPLETAMENTE exaustivas, que deixam o personagem incapaz de fazer a mesma ação mais de uma vez por dia. Esses poderes podem ser manobras MUITO complexas de combate, ou MAGIAS de ataque muito fortes.

Poderes por Encontro, são poderes que podem ser usados apenas uma vez a cada encontro, tais como Manobras de Combate, ou mesmo Magias que precisam de um certo "preparo" para serem re-utilizadas.

Poderes A Vontade, são poderes que nao tem restrição de quantidade para ser usado, esses poderes são uma fonte ILIMITADA de poderes, e são usados a vontade do personagem, muitos dos poderes A Vontade tem "pre-requisitos" que devem ser cumpridos antes de serem usados.

Ou seja TODAS AS CLASSES TEM PODERES, dessa forma até mesmo o mais inutil dos Guerreiros TEM poderes, que são suas "habildiades" de combate. Poderes de MAGOS sãos suas MAGIAS, assim como druidas e rangers também tem seus poderes como efeitos de combate e magicos.

Ou seja a quarta edição de D&D vai mudar completamente as regras de D&D 3.5, fazendo muita coisa ser diferente, e muita coisa ter "efeitos" diferentes. Adeus Spell Slot, Adeus Guerreiros que nao sabem escutar nem ouvir, e assim por diante.

Espero que os livros de regras tenham bastante coisa interessante.
Até Junho, nao terei como saber o que vai ser "legal" e o que vai ser "teoria".
Pelo menos acho que vai ter muita coisa interessante.

CYA

  1. gravatar

    # by Nordoff - 27 de abril de 2008 às 19:28

    AE!!
    Quarta edição vai avacalhar!
    Espero que possamos desfrutar dela numa aventura em conjunto.
    aeuaeuhauehauheuaheuah

    Julho está chegando, e "AQUELE" grupo, está pra voltar a ativa.
    Porra, saudade daqueles jogos, eu, vc, Juan e Padre, e calro o mestre Ivo.

    Post show, achei a parada de mestrar mto boa, oprincipalemten com esse sistema de XP, facilita mto!

    E os poderes tb serão mto bons!

    Grande Abraço!

  2. gravatar

    # by Ivo Minikowski - 29 de abril de 2008 às 01:18

    SHIN!
    DEsculpe-me a demora pra postar, semana de provas aqui...tá pesado!

    Então, eu não to acompanhando o 4a edição, pois, em julho, ainda jogaremos o 3,5. Então, não quero me envolver [mas li o tópico inteiro!]. Todavia, pretendo, com a ajuda de vocês, transpor tudo para 4a edição, e utilizarmos ela nas férias de janeiro!

    O esquema de XP, é interessante, mas, acho mais interessante ser mais dividida, ao invéz de cada personagem apenas "dar xp", um item mais forte, ou qualquer coisa assim, deveria conceder tais pontos tamném.

    Mas, sobre ser exaustívo criar um encontro pra 3.5, EU e VOCÊ sabemos que, com a nossa prática, isso leva minutos, e é algo PRAZEROSÍSSIMO!
    :D

About