Significado das Habilidades

Bem, hoje irei falar a respeito de uns detalhes que estão me incomodando a algum tempo.
Irei dar aqui algumas "dicas de mestre", aquelas dicas que ajudam não apenas o mestre, mais o jogador. E hoje é a vez do jogador.

Esquecemos um pouco a quarta edição de D&D, e falaremos sobre a coisa mais basica que temos.
Desde o AD&D temos seis atributos (habilidades) principais, que todos os personagens tem em comun.

(FOR) Força
(DES) Destreza
(CON) Constituição
(INT) Inteligencia
(SAB) Sabedoria
(CAR) Carisma

Isso é FATO, não temos como dizer do oposto.
Agora vamos ao que interessa.

A força é a capacidade muscular e fisica do personagem.
A destreza é a coordenação, habildiade e agilidade do personagem.
Constituição é a resistencia do corpo, imunidade e vigor.
Inteligencia é a capacidade de memoria, raciocinio e intelecto.
Sabedoria é a percepção, vontade e intuição do persoangem.
Carisma é a atração pessoal, empatia e CARISMA.

Ok, isso tudo esta exatamente escrito no livro do jogador, nas primeiras paginas, e não mudou em nada minha vida.
Então vamos mudar.

Quando se trata de habilidades fisicas, é facil interpretar, pois é de nossa imaginação facil conseguir imaginar um personagem forte.
"Então força 25 é a mesma de um minotauro! WAU!"
Facil Facil,

"Então destreza 30 é a destreza de um dragão!.... Errrr ????? Mais um dragão com todo aquele tamanho é para ser LERDO não???"
Bem, destreza não é apenas velocidade. E VELOCIDADE não tem muito a ver com a Destreza do personagem. A destreza alta do dragão é pela sua capacidade de poder bater asas, usar a calda para acertar um alvo e ainda mirar uma magia.

Perceberam?
Ele Esta voando (usando sua coordenação para bater as asas), usando a calda para acertar um alvo (mirando em um alvo) e por final mirar uma magia (pontaria).
Isso tem a ver com destreza.

"Nossa então esse morto vivo NAO tem pontos de vida???? Afinal ele nao tem constituição..."
A falta de constituição de um morto-vivo dá-se ao fato de que o corpo dele não é mais VIVO, e sim um "objeto" para portar uma alma. O corpo de um zumbi por exemplo, nao tem anti-corpos, e não é afetado por doenças, pois sua capacidade de superar doenças foi junto com sua vida.

"Tá então porque esse constructo nao tem constituição também???"
Da mesma forma, um constructo é algo CRIADO por um personagem, não tem vida propria, foi INDUZIDO a vida.

Uma alta constituição, representa uma excelente saude, uma capacidade de VIVER mais, e por final uma boa definição do corpo. Um corpo bem definido também se dá a boa "força" do corpo.

"Nossa um Lord Lich tem 24 de inteligencia! Err..... como interpretar algo que tem mais inteligencia que nós???"
Bem, nesse ponto entramos num ponto complicado afinal temos limites, e nem todos os jogadores são realmente inteligentes o suficiente, para ter ideias brilhantes como Einstein... Então como interpretar um personagem com uma inteligencia maior que a sua???

Para o mestre é mais facil.
Supomos que o Lord Lich acabe por se confrontar com os jogadores, ele usaria magias para imobilizar, paralisar, e seria "CALCULISTA", iria deixar tudo perfeito, e caso venha a ser derrotado (como sempre) ele usará uma magia para fugir, "pois afinal ele já tinha planejado isso".

E num proximo encontro com o Lich ele iria trazer "ajudantes", e esses ajudantes farias coisas como agarrar, bloquear o caminho e assim por diante. Isso é a inteligencia do Lich.

Mais para os jogadores as coisas ficam mais complicadas.
Em muito dos casos o jogador deve "pedir" ao mestre que o ajude numa escolha "esperta" para a situação. Pois nem sempre temos a resposta em mãos.

"Então, como fazemos? "
Simples, se encontrar um quebra-cabeça, peça ao mestre que o ajude a decifrar, ou mesmo peça algumas dicas, pois o seu personagem é TOTALMENTE capas de resolver.
Se encontrar inimigos, peça ao mestre que o ajude com a tatica, ou que dê detalhes de como os inimigos estão atacando, para você poder fazer uma tatica.

Se usar magias, sempre tenha em mente seus limites, e que cada magia é UMA magia, e nao pode ser usada atoa.

"Ok, inteligencia eu intendi, mais sabedoria nao é o mesmo que inteligencia???"
NÃO! Apesar de que sempre que vemos inteligencia vemos uma pessoa sabia, não precisa ser os dois.
Sabedoria representa a "intuição" e a "força de vontade" assim como a "percepção" do personagem.

Ou seja um personagem com uma alta inteligencia e baixa saberia, seria um personagem Muito Esperto, mais distraido, e que não tem muita vontade de fazer as coisas, ou mesmo imprudente e impulsivo.

E um personagem com baixa inteligencia e alta sabedoria, seria um persoangem BEM atento a tudo o que acontece ao seu redor, pode nao saber o melhor caminho, mais tem um bom chute para onde deve ir, e poderia ser um pouco teimoso, e muito paciente.

"Ahhhh lega! Tem diferença mesmo!"

"EEEEEIIIIII o dragão tem 25 de carisma!!! Ele é gatão!"
ERRADO! Um dragão só tem um valor alto de carisma pois ele influencia as pessoas com suas palavras. Carisma é mais magnetismo pessoal do que beleza. Uma mulher bonita pode ter 10 de carisma, e uma mulher meia-boca pode ter 20 de carisma.

A principal diferença é que a moça bonita (10 Carisma) não chama a atenção, e as pessoas
tem ela como uma pessoas normal.

Ao contraio da moça meia-boca (20 de Carisma) que pode cantar uma canção que deixaria qualquer guerreiro apaixonado, da mesma força que poderia ter uma conversa tão agradavel que manteria qualquer pessoa atenta mesmo com sua "beleza" não sendo tão alta.

Isso é carisma, capacidade de atrair as pessoas. Uma pessoa carismatica tem uma boa capacidade de manter pessoas entretidas mesmo que nao seja bela. Claro que uma pessoa bela tem uma certa carisma, mais ainda assim isso não é o fato principal.

Bem, com isso terminamos todos os seis atributos (habilidades) basicas.

Cya

  1. gravatar

    # by Ivo Minikowski - 29 de abril de 2008 às 13:16

    "Destreza 30 é a destreza de um Dragão" ?????????????

    DRAGÕS TEEM DESTREZA 10!

    Quanto ao resto, bem legal, quem tá começando agora deve ler isso!
    Continue com os posts assim!
    MAS, sobre o carisma e beleza, o carisma pode sim, ser apenas beleza!

    Uma loira, burra, muda, cega, surda, muda, MAS MUITO gostosa, daquelas que ninguém tira o olho, tem carisma MUITO alto!
    :D

    Já a ja´pinha da Dragons House tem carisma DUPLAMENTE alto!
    :D

  2. gravatar

    # by Egon - 29 de abril de 2008 às 13:16

    Isso me lembra certo personagem, chamado...
    Igor Hanm'em Fall...
    FOR 14
    DES 14
    CON 16
    INT 18
    SAB 8
    CAR 8

    Ou Seja...
    O cara é phorte, agil, resistente, inteligente, esquentado, e sem o menor charme...

    E não é que ele é isso mesmo...
    Me surpriendi de que a ideia do atentado tenha sido escutada (idéia Genial aliás), aphinal carisma ele num tem...

  3. gravatar

    # by Nordoff - 29 de abril de 2008 às 17:43

    Legal o post dá boas idéias, para os iniciantes.
    Show, e até auxilia ainda maos quem já joga, como eu.

    Aguardo novos post de d&d 4th edition.

    Abraço.

About