Os Níveis

Olá,

Depois de quase uma semana pensando a respeito, tenho algo em mente que poderá ajudar o sistema, eu estava analisando todos os outros sistemas de RPG que existem no mercado, e lendo mais um pouco a sobre Design de Games, então cheguei a uma solução que não queria chegar.

Reduzir a quantidade de níveis em prol da simplicidade.

Claro que eu poderia simplesmente reduzir e deixar a coisa acontecer, então irei explicar para mostrar os motivos pelo qual eu reduzi.

Quando lidamos com a quantidade de 99 níveis, teremos que lidar com a situação que cada nível deve fornecer um avanço ao personagem, mesmo que não seja nítido, deve fornecer um avanço. Da maneira que estava antes, cada nível fornecia pontos para o personagem gastar em seus atributos, e a medida que o personagem avançava, suas chances (em porcentagem) se tornavam maiores.

Mas o avanço de 1%, 2% ou mesmo 3% não é relativamente nítido, apesar de existir os avanços.

A cada 10 níveis, o personagem recebia uma habilidade na qual poderia fazer proezas maiores, ou seja no nível 1, 10, 20, 30... O personagem receberia uma capacidade nova. Nesse momento o jogador compreenderia que recebeu uma nova habilidade e assim uma nova forma de melhorar seu personagem.

De tal maneira que somente a cada 10 níveis, seria realmente nítido que o personagem recebeu um avanço.

Então como resolver o problema?
Reduzindo Níveis.

Isso quer dizer que cada nível é mais eficiente, e cada nível compensa mais além de receber maiores melhorias. Em D&D cada nível compreende de HP, Novas Perícias, ocasionalmente um Ponto de Atributo ou Talento.

Dragon Age cada um dos níveis recebem pequenas melhorias mas significativas, novos Focus e novos Talentos.

Percebem que cada nível é um avanço notável, cada nível o personagem evolui de maneira a mostrar muito de sí. Então podemos assumir que 99 níveis, não significa melhor capacidade de demonstrar evolução.

Um segundo problema também é que com 99 níveis, e se evoluir um nível por sessão, o personagem terá uma evolução muito lenta e será quase imperceptível como o personagem está crescendo, então reduzir a quantidade também melhora a relação "Personagem - Nível - Evolução".

Então, acredito que a redução de 99 níveis para 10 níveis é a melhor opção no momento. Quem sabe 20 níveis, ou talvez 30, mas a minha visão inicial é que o personagem tenha 10 níveis.

Abraços

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