DND Next, minha atual visão.

Olá,

Já tem algum tempo que estou testando a nova edição de D&D, conhecida como "Next". Para quem não sabe ela será lançada no ano de 2014, comemorando o aniversário de D&D, e tenta ser uma edição "para todos dominar".

Com a premissa de ser uma edição para jogar qualquer "D&D" já lançado, ela tenta e fracassa terrivelmente. Porque? Por que não existe forma de se adequar alguns detalhes de uma edição para outra e ainda manter um mínimo de equilíbrio entre as edições.

Claro que estão se esforçando e muito,
Mas não existe forma de fazer isso funcionar corretamente. E se funcionar? Eu (e toda a comunidade de RPG do mundo) irei agradecer pela unificação.

O que se pode fazer então?
Passar o "gostinho" de estar jogando uma edição ou outra. Pois a percepção de cada edição, está na forma de "narrar" (mestrar) e assim está no mestre e não nas regras em sí. Podemos ter uma aventura totalmente parecendo com Gurps usando D&D assim como podemos ter aquele sentimento de "super heróis da idade média" usando AD&D.

Tudo isso é pelo mestre.
Tendo essa "sacada", podemos então partir para o próximo ponto.

Onde erraram?
A 4ª edição, sempre foi minha favorita, entretanto, ela tem seus defeitos e isso é justamente por causa das múltiplas ações e vários efeitos que devem ser "anotados" e ficar de "bim-bim-bim". Isso causa um grande problema quando se tem que ficar rastreando 10~15 efeitos e ainda tem que ficar de olhos em suas 3 ações por turno, e mais 4 ações fora de turno.

Tudo isso causa stress e assim perde o divertimento.

Mas se está achando que falo isso porque não gosto, esteja enganado,
Como já fui chamado, sou um "talifã da 4ª edição".

Então consertar esses problemas resolve?
Em partes sim,

Mas temos que tomar cuidado para não acabar como a terceira edição terminou.
Quem não se lembra dos turnos intermináveis dos conjuradores, fazendo magias e mais magias, quando os níveis chegavam perto do 20, a coisa ficava fora de controle a quantidade de tempo perdida em cada turno era inacreditável. E nem estou falando da corrida dos livros, onde cada livro tinha classes mais fortes que o livro anterior, onde cada novo lançamento era uma forma de conseguir novos itens mágicos melhores. Isso unido a um sistema de HP falho, com resolução de tarefas que não compete com a quantidade de bônus gera uma matemática que é completamente fora de equilíbrio  fazendo uns serem muito superiores a outros.

Mas então você pergunta: "Porra Shin você já está reclamando e a edição nem foi lançada?!"

Não estou reclamando da edição, estou falando a respeito do caminho que estão tomando, e fazendo escolhas de Design que são na verdade erros do passado, queres um exemplo?

HP, Pontos de Vida, HD...
A matemática atual de "Dado de Vida + Mod. de Constituição" por nível faz com que venhamos a ter Magos com mais pontos de vida de Guerreiro (se o guerreiro tiver azar nos dados e baixa constituição), e isso não é raridade, isso é comum. Tenho amigos que sim, TEM AZAR NOS DADOS!

Como resolver?
Simples, o primeiro pacote de teste já tinha resolvido.
Ao primeiro nível recebe o valor Inteiro de Constituição, e cada nível se rola o Dado de Vida (sem modificador). Se tiver um resultado menor ou igual ao seu modificador então fica-se com o modificador.

Essa escolha de Design é funcional, e gera várias linhas de ponto de vida que podem ser traçadas e facilmente estipuladas para controle de monstros e avaliar pontos de dano por turno e assim fazendo um equilíbrio real e ainda assim não tão nítido quanto na quarta edição.


  1. gravatar

    # by Anônimo - 29 de abril de 2013 às 15:48

    Hello my family member! I want to say that this article is amazing, great written and come with almost all important infos.
    I would like to see more posts like this .

    Also visit my page - ナイキ ランニングシューズ

About