Falta de Pesquisa
Recentemente me esbarrei com um sistema de RPG novo, e era justamente o que estava procurando. Incrível como esse tipo de coisa aparece justamente quando já estou na metade de um processo.
Mighty Blade RPG, é um sistema simples e prático, de maneira a revelar o que estava procurando. Digo isso pois eu estava pesquisando a algum tempo por um sistema de RPG que tivesse seus detalhes, e finalmente encontrei um sistema bem simples e bem caprichado.
Vamos a seus detalhes,
O primeiro é o fato de que usa-se somente dois dados de seis faces (2d6) para fazer qualquer teste, rola-se os dados e então soma-se o atributo, então comprara-se a um valor alvo, se for superior é sucesso se for inferior é fracasso. Algumas habilidades te permitem rolar 3d6 ao invés de 2d6.
Criação de Personagem é simples, escolhe-se uma Raça, uma Classe e então as habilidades que deseja, e por final os equipamentos. Cada nível se recebe algumas capacidades e uma habilidade, assim refletindo evoluções as capacidades do personagem.
Uma coisa interessante é o Dano das Armas é Fixo, isso quer dizer que uma Espada Curta causará sempre o mesmo dano. O que é algo estranho, mas ainda assim interessante, claro que isso pode facilmente ser alterado com o acréscimo de Força ao dano.
Também existem habilidades que acrescentam dano, do mesmo jeito que existem outras habilidades que modificam o dano que se recebe. De qualquer maneira é uma ideia interessante, em meus últimos rascunhos já tinha chego a ideia de que Dano seria fixo (Ataque - Defesa = Dano).
De qualquer maneira é algo que irei pensar a respeito, e talvez incorpore muito desse sistema ao meu, criando assim uma mescla, mas ainda irei usar Roll Under, mas isso é algo que estou estudando, já que desejo que os personagem tenham evolução de atributos todo nível (ou próximo disso).
De qualquer maneira ainda estou estudando as possibilidades.
This entry was posted on at sábado, maio 29, 2010 and is filed under Explicando o Sistema, Final Fantasy RPG MicroSystem, Pensamentos. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.
#1 by Shin - 7 de junho de 2010 às 11:01
Um excelente sistema, mas cai no mesmo problema que não quero correr o risco.
"Ataque - Defesa = Dano".
Digo, isso pois em numeros pequenos (até 10) não é um problema, mas quando a coisa fica na casa dos trinta e quarenta a coisa muda de lado e se torna uma matemática desnecessária.
Entretanto, concordo que o sistema de magia está bem elaborado e simples o suficiente. Eu ainda estou digitando alguma coisa e logo (isso é, antes do RPGCon) quero colocar algo no ar.
Abraços!